GEAAFA NO FACEBOOK....
domingo, 28 de agosto de 2011
MATERNIDADE X MATERNAGEM
Gostaria de distinguir maternidade de maternagem.
Embora em grande parte das situações elas “andem” juntas e são indissociáveis, elas são coisas distintas. A maternidade é o processo biológico de tornar-se mãe. É caracterizada pelo laço sanguíneo que une mãe e filho. Já a maternagem não tem como suporte a condição biológica, e nem mesmo o gênero, mas está amparada no afeto e no profundo desejo de cuidar.
A maternidade é uma condição física, nem sempre uma opção, mas a MATERNAGEM É SEMPRE UMA ESCOLHA, mesmo que posterior, uma decisão de dedicação por amor.
Gerar, gestar e parir é maternidade. Cuidar, amar, proteger, doar, ensinar é maternagem. Maternidade é instinto, Maternagem é aprendizado.
A maternagem é o útero das relações humanas.
É possível ser MÃE sem a maternidade, mas não é possível ser MÃE sem a maternagem. No nascimento biológico ocorre a separação física entre a mãe e o bebê, porém somente a ligação afetiva, íntima entre os dois é o que legitimará (de fato) a filiação para toda a vida. (Por Renata Palombo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, fiquei muito feliz em ver um texto do meu blog aqui. Vcs poderiam colocar o link do blog como referencia? Obrigada!!
ResponderExcluirwww.descobrindoamaternagem.blogspot.com